
MISSÃO
• Atuar como um laboratório de pesquisa em hidrogeologia, gerando conhecimento cientifico, a partir da interação entre pesquisadores, e destes com a sociedade.
• Ser um laboratório de referência, que fomenta o desenvolvimento cientifico, mediante a realização de análises físico-químicas multielementares e isotópicas em águas subterrâneas e superficiais, utilizando equipamentos com alta tecnologia.
• Captar recursos nas diferentes agências e setores de fomento, visando subsidiar nossas pesquisas, publicações, bolsas de graduação e pós-graduação, assim como, a manutenção dos equipamentos e a compra de consumíveis destinados as pesquisas.
• Contribuir com a gestão dos aquíferos, mediante aplicação do conhecimento científico, aumentando a segurança hídrica e o uso sustentável dos recursos hídricos.
HISTÓRIA
Fundado em setembro de 1996, o Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas da Universidade Federal do Paraná, representa uma grande conquista da hidrogeologia do Estado, frente a possibilidade de realização de análises físico-químicas das águas subterrâneas, e com isso, a criação de um banco de dados com mais de 20 mil análises realizadas em todas as unidades aquíferas do estado do Paraná.
Desde sua fundação até o ano de 2014, o LPH foi coordenado pelo Prof. Dr. Ernani F. da Rosa Filho. Entre 2014 e 2015 foi coordenado pelo Prof. Luiz Mantovani. Desde 2016, coordena o LPH a professora Drª Camila de Vasconcelos Müller.
O fomento à pesquisa, assim como a interação com a sociedade, realizando ciência, permitiu ao LPH por meio do seu grupo de pesquisadores, a produção de mais de 22 teses de doutorado, 45 dissertações de mestrado e inúmeros projetos de iniciação científica e estágios nas áreas de geologia, química e engenharia química.
Em 2019 foi aprovado o regimento do LPH, normatizando suas atividades e vinculando o laboratório ao Setor de Ciências da Terra da UFPR. Conforme Artigo 4º do regimento, transcrito a seguir, o LPH é organizado em três divisões.
Artigo 4º – Para os fins do disposto nos artigos
2º e 3º deste Regimento,   o LPH   é   organizado
em     três     divisões:     Coordenação     Geral,
Conselho   de   Usuários   e   Núcleo   Científico.



CONTROLE DE QUALIDADE
Princípios norteiam nossos trabalhos na área analítica.
• Utilização de padrões internacionais certificados como referência.
• Procedimentos operacionais balizados em normas internacionais e nacionais.
• Calibração periódica dos equipamentos.
• Revisão e validação dos resultados analíticos.
• Ensaios interlaboratoriais (junto a laboratórios privados e universidades).
• Treinamento sistemático de nossa equipe e incentivo a pós-graduação.